Pode parecer um tanto corriqueiro, ou até mesmo bobagem, mas quem já não arrancou os cabelos tentando encontrar a melhor posição para sua antena de VHF? É claro que as TVs por assinatura popularizaram (nem tanto, até porque tem lugares onde não tem cabo, ou não tem sinal), mas o fato é que achamos um desaforo gastar uma baita grana para poder assistir programas, novelas ou filmes na TV aberta, não é? Pois bem, mesmo com essa tecnologia e a "popularização" da TV por assinatura, é sempre bom podermos contar com a boa e velha antena.
Pois é... Só que essa "boa e velha" às vezes pode ser "ruim e nova", é, isso mesmo! Já vi no mercado da minha cidade antenas que pesam mais que o próprio telhado (exagero, é claro :) ), custarem mais de R$ 150,00 e definitivamente não resolverem o problema de recepção.
Foi aí que fiquei sabendo há alguns anos atrás de uma solução caseira, grosseira, barata (muito barata) que pode ser a solução definitiva, se bem elaborada, é claro. Trata-se da Antena de cano de PVC, que é, nada mais nada menos que um arco feito de canos, onde em cada uma de suas extremidades fixa-se um pedaço de fio rígido de 6mm (daqueles que usamos em eletricidade predial), e em cada um desses fios fixa-se os fios que vão para a entrada RF da TV. Simples não? Pois bem, tentarei explicar como confeccionar esta jóia, que pode sair por menos de R$ 15,00.
Eis os materiais utilizados:
* 3 metros de cano de PVC para água fria de 3/4 (daqueles marrons);
* 1 conexão em "T" para o cano de 3/4;
* 4 metros de fio rígido 6mm;
No projetinho inicial, a antena só utilizava 2 elementos, mas a minha fiz com 4 elementos, o que deu um ganho considerável. Abaixo imagens da antena:
Esta foto foi tirada de baixo para cima, à noite, por isso fiz um desenho explicando com mais detalhes, abaixo:
São 4 elementos, compostos de fio rígido 6mm, e separados por pequenos pedaços de cano. Note que devemos entrelaçá-los com pedaços de fio, ou seja, interligar o elemento 1 ao 4, e o elemento 2 ao 3. Depois, conectamos à entrada de RF da TV os fios que saem dos elementos inferiores, como mostra a imagem acima.
Com relação à armação, basta aquecer os canos no fogão ou qualquer outra forma de aquecimento até atingir a envergadura necessária. Para resfriar e fixar, basta colocar o cano em água corrente.
Abaixo segue foto com a imagem de uma emissora de TV, cujo o sinal é recebido desta antena.
O resultado é satisfatório, e o mais importante, a solução é BARATA e simples.
Espero ter contribuído com os amigos, um abraço e até a próxima!!!!
( )
(ô\ | /ô)
U U
Eu tenho uma! Negociei com um cara da manutenção onde eu trabalhava até uns meses atras! hehe
ResponderExcluirUm abraço!
Blog bombando! Parabéns!
ResponderExcluirPela foto da TV passando o Programa do Jô, vou supor que vc náo postou às 20:26. ;)
Abraço!