quinta-feira, 26 de maio de 2011

Brake Light (cegante) para o fucão

Fala galera!!!!!!!!!!

Seguinte, o próximo projetinho que fiz para minha viatura foi um brake light auxiliar, utilizando 24 LEDs vermelhos de alto brilho, encapsulados em uma lente de pisca (daquelas genéricas que se usa em ônibus, caminhão, etc.). Abaixo podemos ver o esquema bem simplificado:

Notem que o esquema é bem simples. Os 12 Volts entram no resistor de 680 ohms, que limita a tensão de trabalho do LED, para que o mesmo não queime. O esquema em questão faz referência à utilização de apenas 1 LED, mas pode-se facilmente utilizar quantos LEDs quiser, basta adicionar, lado a lado, este esquema. Vejam abaixo como fiz o meu:


Coloquei tudo dentro da lente de pisca, e veja como ficou:


E.....  Voilaaaaaaaa!!!!!

Ficou moderno, forte e nunca mais me estressarei com trocas de lâmpadas. Ah, vale lembrar que minhas sinaleiras (lanternas) são de LED também. São 50 LEDs em cada lente, sendo que 20 LEDs ficam acesos com menor intensidade para a lanterna, e os outros 30 acendem quando piso no freio. É isso ái gente, LED é o que há, dura 100.000 horas, economiza energia e nos proporciona uma gama de aplicações, inclusive iluminação doméstica.
Bom, esperam que tenham gostado. Até a próxima!!!!!!


(ô\ | /ô)



5 comentários:

  1. Grande Graxas!! Muito legal o post meu velho. Posta mais algumas coisas a respeito de iluminação led em casa. Quero ver uma iluminação alternativa na minha sala ;)

    Abraço, continua com o blog, tá muito legal!

    ResponderExcluir
  2. amigo tudo bem estou num projeto de fazer laterna de freio pro meu carro vi seu blog achei muito interessante as aplicaçoes com led que vc esta fazendo minha duvida e a seguinte como faço pra diferenciar os leds da lanterna com o do freio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo. Tudo certo? Bom, para diferenciar as luzes de freio e lanterna (sinaleira aqui no Sul) você deve fazer circuitos diferentes para cada aplicação, e se quiser fazer algo mais aprimorado, acendendo todos os LEDs quando a luz do freio é acionada, basta colocar um diodo de 3A entre os circuitos, com o catodo voltado para o circuito de lanterna, restringindo assim a passagem de corrente para os LEDs de freio quando a lanterna estiver ligada, e deixando passar corrente quando o freio é acionado.

      Boa sorte!!!!!

      Excluir
  3. tenho um 69 fusca por que que quando ligo a brek Light no positivo da lanterna acende fraco se interligar os dois se colococar só o brak Light sozinho no positivo acende de boa ! o que pode ser ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boa tarde Natan!

      Para que teu Break Light funcione bem, tu deve ligar o negativo dele na lataria do carro, aproveitando algum parafuso que esteja por perto, e o positivo tu deves ligar no fio que vai para o positivo que acende a luz de freio.
      Desta forma, sem sombra de dúvidas, tu vai conseguir uma ótima intensidade de luz. No teu caso, o que pode estar acontecendo é que teu aterramento não está eficiente, ou seja, pode estar com mau contato no fio que pega na lataria, no negativo.

      Espero ter ajudado.

      Grande abraço!

      Excluir