sábado, 21 de maio de 2011

Contagiros de LED's para carros de 4 cilindros

Fala povo!!!!!!!

Nas próximas linhas veremos um de meus mais queridos e bem sucedidos de todos.
Um dia, com vontade de colocar um contagiros em meu fuscão 1972, fui à cata de um, usadinho, mas me desanimei com o preço. Mesmo os usados (quando eu achava algum em bom estado), custavam mais de R$ 100,00. Uni minhas experiências em eletrônica e a vontade de não gastar muito dinheiro :) resolvi correr atrás de um projetinho de contagiros. Não foi fácil, tive que gastar o Google até encontrar algo, mas a recompensa foi excelente. Eis um projeto que, na minha opinião, é muito eficaz, fácil de instalar e nada caro. Basta um bom ferro de solda e vontade para executá-lo. Segue abaixo as fotos, tanto do esquema quanto do bichinho já pronto.



6 comentários:

  1. Já testemunhei esse contagiros em ação. Nem sabia que existem contagiros prontos à venda!

    ResponderExcluir
  2. qual e o valor de vr1e2 , dos capacitores c1,2,3 e o que eu ligo no ponto cdil-ve l.t.lead

    ResponderExcluir
  3. Olá. Sei que tem muito tempo o post, mas não custa pedir ajuda. =p
    Eu to fazendo um pra minha moto, seguindo esse seu projeto, mas tem dois potenciômetros, qual eu uso pra regular?
    Só falta achar o LM2917, que aqui tá difícil, vou ter que comprar pela net. É pra minha Kansas 150. Me dá uma luz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, o circuito deste contagiros, basicamente, foi calculado para ser usado em um 4 cilindros, onde ele produz 2 pulsos em 360° (4 pulsos em 720°, segundo o ciclo 4 tempos). É possível que em sua moto acendam mais leds que a rotação normal, ou seja, se em um 4 cilindros à 2000 rpm acenderiam 2 leds, na sua moto, com a mesma, acenderiam 4 leds ou mais.

      Espero ter ajudado. Abraço!

      Excluir
    2. Cara, o circuito deste contagiros, basicamente, foi calculado para ser usado em um 4 cilindros, onde ele produz 2 pulsos em 360° (4 pulsos em 720°, segundo o ciclo 4 tempos). É possível que em sua moto acendam mais leds que a rotação normal, ou seja, se em um 4 cilindros à 2000 rpm acenderiam 2 leds, na sua moto, com a mesma, acenderiam 4 leds ou mais.

      Espero ter ajudado. Abraço!

      Excluir
  4. Bom dia... sei que a postagem é antiga, mas gostaria de saber como é feita a ligação no fusca desse esquema. desde já agradeço,

    ResponderExcluir