Assim como aconteceu comigo em tempos atrás, aposto que muita gente já queimou sua estimada pendrive em uma USB frontal de uma máquina montada por um fracassado e metido à técnico em informática. Frustrante não? E o pior são os dados, que muitas vezes podem ser belas recordações de fotos de uma viajem de férias ou até mesmo um trabalho de escola ou faculdade, :P. Isto acontece porque os conectores USB contam com 4 terminais +5V, DATA-, DATA+ e GND. Alguém, com certeza, deve ter invertido esta sequência, e isto é desastroso, obviamente.
Infelizmente não lembro de qual site ou blog retirei esta idéia, mas achei interessante. Trata-se de um testador de USB frontal, onde temos um LED indicador (pode ser um LED bicolor ou dois LEDs de cores diferentes), o qual mostra o estado do conector USB frontal. Abaixo temos algumas ilustrações elucidando o referido:
Na figura acima temos a pinagem de um conector USB, bem como o diagrama esquemático do testador.
Podem ser utilizados 2 LEDs, um de cada cor ou até mesmo 1 único LED bicolor de 2 terminais, onde as cores se alternam simplesmente se invertendo a polaridade do mesmo. Para o corpo do testador utilizei um conector de um cabo USB pifado, cortei o cabo rente ao corpo do conector, parti cuidadosamente ao meio usando um estilete e montei as peças dentro do conector. O furo por onde passava o cabo abrigou a ponta do LED, dando à peça um acabamento semi-profissional.
Taí então galera, simples e altamente útil, eis aqui mais uma ferramenta de trabalho para os técnicos em informática, ou até mesmo para quem não quer mais queimar dinheiro (ou mellhor, suas pendrives)
Cheers for all,
Nenhum comentário:
Postar um comentário