segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Manutenção preventiva no Distribuidor

Salve amigos que me visitam!

Depois de assistir interessantes vídeos do nosso amigo Tonella, resolvi fazer uma manutenção e limpeza do distribuidor do meu fusca. No meu caso, é um Bosch ignição eletrônica, onde no lugar do platinado encontramos uma "aranha" de metal, com 4 pinos móveis presos ao rotor e árvore do distribuidor, um solenóide ligado à caixinha central de distribuição e mais 4 pinos fixos, presos à mesa do distribuidor. No exato instante em que estes pinos estão se "desaproximando" acontece a centelha na vela respectiva.

Quanto à esta parte do funcionamento, sem problemas, visto que não há contato físico, ao contrário do que acontece com o bom e velho platinado. Agora, uma parte que requer cuidados periódicos, e no meu caso deu um pouco de trabalho, foi o avanço centrífugo do ponto de ignição. Ele fica na parte de baixo do distribuidor, abaixo da mesa, e é composto por dois contrapesos presos por molas e com batentes que, à medida que o motor gira mais rápido, empurram o semi-eixo do rotor avançando o ponto de ignição gradativamente. No meu distribuidor ele estava tão encravado que não se movimentava. Foram necessárias várias borrifadas de Car80 (um descarbonizante à venda em lojas de auto-peças) e um molho em Thinner de 24 horas.



Depois de feita a limpeza, lubrifiquei apenas a parte do avanço centrífugo, a mesa do distribuidor e o semi-eixo, preso por um parafuso dentro do encaixe do rotor, sempre com pouco óleo de máquina de costura (óleo Singer).

Depois é montar o distribuidor no lugar, encaixar os cabos de vela (sempre respeitando a sequência de ignição, no caso do Fusca é 1,4,3,2) ajustar o ponto e aproveitar o passeio.

2 comentários:

  1. por que quando passa em quebra molas o eixo do distribuodor sobe

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  2. Amigo gostaria de saber como se desmonta? Vc Tem um passo a passo, tenho um igual e gostaria de fazer essa manutenção desde já agradeço

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