domingo, 14 de agosto de 2011

Modificação no painel do Fucão

Salve, salve, brava gente...

Nas próximas linhas mostrarei, com muito orgulho, as modificações que fiz no painel do meu fuscão 1500cc ano 1972 azul pavão, além da luz de porta-luvas e do contagiros de LEDs mostrados em postagens mais antigas. Quando o comprei em 2005, o seu painel era praticamente original, inclusive o volante (que até hoje faço questão de preservar) porém, o estado de conservação era precário, e a restauração total do painel me custaria no mínimo R$ 600,00. Foi então que resolvi iniciar uma modificação, onde não perderia muito da originalidade e me custaria bem menos do que isso, ficando com um visual sóbrio e caprichado. Não me deterei nos detalhes pois o foco aqui é a modificação na iluminação do velocímetro e do marcador de combustível.




Primeiramente retirei as lâmpadas incandescentes (é claro, somente as de iluminação, pois as luzes de bateria, pisca e de óleo são importantes que sejam incandescentes, para a precisão do funcionamento de tais instrumentos), e as substituí por LEDs, que duram 100.000 horas e economizam um absurdo de energia com relação às lâmpadas comvencionais. Depois, Adaptei o velocímetro, para receber 5 LEDs no total (um LED no soquete original adaptado com resistor de 680 ohms e mais 4 em porta-LEDs, também com o resistor. Na minha modificação, utilizei LEDs azuis.
A desinstalação do velocímetro do fusca não é tão trabalhosa como nos carros mais modernos, pois o acesso à ele se dá pelo capô dianteiro, mas requer cuidados com os fios e ligações, pois um curto-circuito em um carro é fatal e um incêndio destruidor e precoce é iminente. É necessário tomar o cuidado de desconectar a bateria do carro (que fica embaixo do banco traseiro) e anotar, tirar foto ou colar etiquetas nos fios que vão conectados ao velocímetro e marcador de combustível ( indicador de luz alta, luz do pisca, luz do óleo, luz da bateria, da iluminação e, em alguns fuscas mais novos, luz do freio de mão) para facilitar a posterior reinstalação.
Depois do instrumento devidamente fora do carro, o cuidado maior é na desmontagem. Tudo deve ser feito devagar e com força calculada, para não entortar, empenar e nem quebrar nada.

 




Como pode ser visto na sequência de fotos acima, furei o velocímetro com broca de metal de 8mm, e fixei os porta-leds que comprei em uma casa de eletrônica. Note que estas distâncias entre os furos devem ser respeitadas para uma boa distribuição de luz.







O próximo passo agora é otimizar as luzes, com o auxílio de uma tinta reagente à luz roxa (que o pessoal chama de "ultra violeta") ou azul. Esta tinta é facimente encontrada em http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-193119866-tinta-reagente-verde-uv-_JM.

 Para uma pintura mais precisa com o mínimo de borrões, utilizei uma "manha" com palito de dentes, que tem ponta bem fina, dando precisão às linhas.

 Além da grafia, o ponteiro também é pintado.












Depois de boas horas de trabalho, o resultado final pode ser visto abaixo:

 Painel durante o dia (sem a iluminação)
Painel à noite (iluminado). Que show né?

















Como puderam perceber, não mostrei o processo de modificação do marcador de combustível, mas o processo é o mesmo do velocímetro, até mais simples, pois há somente 1 fio da iluminação e 1 do aterramento.

Bom pessoal, espero que, assim como eu, tenham gostado deste post. Aguardem novos posts.


Cheers for All,



5 comentários:

  1. Cara show de bola hein! Isso prova que um pouco de conhecimento e criatividade, o cara pode fazer coisas incríveis! Abraço aí...

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  2. Muito bom isso Michel...Parabens pela criatividade ficou show pela imagens..
    deve estar muito fera olhando pela vista do motorista.

    Otimo post.

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  3. Já fiz isso num gol que eu tinha, você pode trocar o led azul por led`s UV ai você terá a tinta (que pode pode ser para tecido foz fluorecente http://www.dinaarmarinhos.com.br/tinta-fluorescente-para-tecido-37ml--acrilex/8009999999/90/1605) reagindo a luz UV...

    abrasss

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    1. eu fiz aqui igual a vc mas nao ficou mto iluminado coloquei 4 led no velocimetro so que da cor verde leds de alto brilho e mesmo assim a luz a noite fica mto fraca e de dia nem aparece minha bateria e 12 v

      o fusca e um 76 verde escuro saberia me dizer o pq q nao consigo essa imluminosidade igual a sua meu email se puder responder renanmeloshow@gmail.com

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  4. Parabéns ficou muito bonito. Será que consigo fazer no meu fusquinha? tb é um 1500 ano 72. só não sei os tamanhos do do soquete e dos leds se puder me passa agradeço .

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