quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Blog de "Mecânica" do Graxaim

Faaala povo que me acompanha!!!!

Vocês com certeza já conhecem meu fuscão 1972 Azul pavão 1500cc, certo? Pois bem, desta vez, não vou postar nenhuma dica ou tutorial de eletrônica, e sim comentar algumas conquistas pessoais que tive nos últimos dias. Tendo em vista que o fusca é um carrinho simples, de mecânica confiável e barata, resolvi expandir meus conhecimentos técnicos para além da fronteira dos elétrons. Unindo o útil ao agradável, pensei em buscar dicas de mecânica na Internet à respeito do besouro, e para minha grata surpresa, encontrei uma rica fonte de informação em sites como www.planetabuggy.com.br (que nada mais são que carrinhos de fibra com mecânica do Fusca), www.tonella.com.br , e outros. Mais a fonte mais rica, sem sombra de dúvida, são as vídeo-aulas no YouTube. Foi lá que adquiri um baita conhecimento, acompanhando os vídeos do Marcelo Tonella, que assim como eu, tem um Fusca 1972 1500 (o famoso fuscão, modelo com um apelo mais esportivo da época), porém o dele é vermelho. Nos seus vídeos, aprendi preceitos de funcionamento de mecânica, química, física e aerodinâmica, de uma maneira bem didática e sucinta.




Dentre as manutenções que fiz eu mesmo no azulão, tanto preventivas como corretivas, estão:

- Troca das lonas de freio traseiras, com sangramento de rodas e regulagem da proximidade das lonas com relação aos cubos de roda;
- Limpeza e regulagem de carburador;
- Ajuste do ponto de ignição;
- Troca de velas;
- Troca do filtro de Ar;
- Troca do pedal do acelerador;
- Revisão e manutenção preventiva no sistema elétrico.

Enfim, só queria compartilhar minhas experiências bem-sucedidas nesta área, na qual sou principiante e não vou largar de jeito nenhum. E se alguém estiver procurando dicas do tipo "faça você mesmo" em mecânica, principalmente do fusquinha, recomendo as vídeo-aulas do Marcelo Tonella, no You Tube.

Grande abraço à todos, e aguardem novas invenções de moda em eletrônica....


(o\ | /o)

Nenhum comentário:

Postar um comentário